As 5 principais dicas para comprar online de maneira segura

As 5 principais dicas para comprar online de maneira segura

A Internet tornou as compras uma experiência totalmente mais agradável, econômica e fácil de usar. No entanto, a compra online tem seus riscos. Aqui estão cinco dicas importantes para se manter seguro.

Hoje, as compras online são um grande negócio, com mais e mais consumidores em todo o mundo recorrendo à Internet para comprar mercadorias. No caso dos países aonde o comércio digital está se apoderando da maneira como as pessoas costumam compram.

Isso chamou a atenção de cibercriminosos que desejam explorar indivíduos que se beneficiam da conveniência, acessibilidade e escolha que tornam a Internet um lugar tão atraente para se estar.

Pensando nisto, reunimos cinco dicas importantes sobre como manter a segurança nas compras online.

1- Fique com marcas confiáveis ​​que têm uma reputação forte

Aderir a marcas populares é tão bom quanto qualquer conselho ao fazer compras online. Você não apenas sabe o que está obtendo em termos de qualidade e preço, mas também se sente mais confiante de que esses nomes bem estabelecidos têm medidas de segurança robustas.

No entanto, tenha cuidado, pois os fraudadores costumam criar sites falsos e com aparência profissional para atrair vítimas inocentes. Seus esforços podem ser notáveis, como descobriram pesquisadores do Google e da Universidade de San Diego no ano passado.

2- Utilize um aplicativo VPN

Utilize um aplicativo VPN

Um aplicativo de VPN (ou Rede Privada Virtual) criptografa todos os dados que você insere na internet, inclusive os dados do seu cartão de crédito. Escolha uma VPN do Brasil e garanta a segurança das suas compras mesmo em ambientes perigosos virtualmente, como a rede wi-fi de um aeroporto, por exemplo.

A VPN também possui várias outras vantagens como: proteção de dados em tempo real, desbloqueio de sites, compras de passagens aéreas mais baratas, e até acesso a plataformas internacionais de streaming.

3- Use cartões de crédito e serviços de pagamento seguro em vez de cartões de débito.

Use cartões de crédito e serviços de pagamento seguro em vez de cartões de débito.

Como regra geral, os cartões de crédito, em comparação aos cartões de débito, oferecem aos consumidores proteção adicional ao fazer compras online. A principal vantagem do último é que uma conta de cartão de crédito não está vinculada de forma alguma aos fundos que você realmente possui. E isso não é tudo – há outros benefícios também.

Ao contrário de outros tipos de cartões, os cartões de crédito podem ter um limite no valor monetário que você será responsável pelo pagamento se suas informações forem roubadas e usadas por outra pessoa.

Da mesma maneira, é aconselhável usar serviços de pagamento online seguros, como o oferecido pelo PayPal. A vantagem desses provedores é que eles agem como uma espécie de intermediário, pelo qual você entrega o pagamento a eles – ou seja, PayPal – e depois o repassa ao varejista. Os seus dados bancários permanecem sempre invisíveis.

4- Procure o URL “https” e o símbolo do cadeado

 

O HTTPS é um protocolo de segurança online que criptografa informações para que os dados possam ser mantidos em sigilo e protegidos. Na maioria dos casos, o texto no URL é precedido por um símbolo de cadeado (se estiver faltando, o site deve ser tratado com cautela).

O “S” em HTTPS, aliás, significa seguro. Os sites que usam HTTPS fazem com que os dados enviados entre o site e o navegador sejam criptografados pelo uso do TLS (Transport Layer Security). Isso significa que qualquer informação, como os detalhes do seu cartão de crédito, não pode ser interceptada em texto sem formatação por um invasor externo. Observe que o uso de HTTPS não diz nada sobre a reputação do site que recebe os dados!

5- Desconfie de ofertas desonestas que são boas demais para serem verdadeiras

Todos nós encontramos uma oferta legitimamente inacreditável e a aproveitamos com entusiasmo, contentes por termos tido a oportunidade de comprar algo por uma fração do seu custo real.

Mas isso é raro. O velho ditado de “se é bom demais para ser verdade, provavelmente não é verdade” deve informar como você faz compras online – é necessário cuidado, pois há muitos golpes para atrair você com ofertas tentadoras. Em vários casos, os autores procuram simplesmente infectar seu dispositivo.

É aconselhável estar duplamente vigilante durante as férias, como o Natal, onde costuma haver muitas ofertas incríveis e genuínas. Quanto mais confiável a marca e mais seguro o URL, maior a probabilidade de ele ser autêntico. Se não, então vá embora.

Autor Da Matéria: Davi Gomes